França e Croácia disputam neste domingo (15) a final da 21ª Copa do Mundo. Ambas chegam invictas para a decisão. O jogo acontece em Moscou, com a bola rolando a partir das 12h. Os franceses tentam repetir a conquista de 1998, enquanto os croatas já fazem a melhor campanha da história e querem mais.
A França tem cinco vitórias e um empate. Na estreia ganhou de virada da Austrália, depois passou pelo Peru e terminou a primeira fase empatando com a Dinamarca. Nas oitavas venceram a Argentina, em um jogo eletrizante: 4 a 3. Nas quartas passaram pelo Uruguai e na semifinal superaram a Bélgica.
A Croácia fez uma das melhores campanhas da primeira fase, vencendo Nigéria, aplicando 3 a 0 na Argentina e encerrando com triunfo sobre a Islândia. O mata-mata foi complicado, vencendo nos pênaltis Dinamarca e Rússia. Na semifinal a classificação contra a Inglaterra veio na prorrogação.
Os franceses já marcaram dez gols na copa e sofreram quatro. Os croatas marcaram 12 vezes e tomaram cinco. Na França os gols se dividem entre Griezmann (3), Mbappé (3), Pavard, Varane e Umtiti, além de um contra marcado pelo australiano Behich. Na Croácia, os tentos foram de Perišić (2), Modrić (2), Mandžukić (2), Kramarić, Rebić, Vida, Rakitić e Badelj, e um contra, do nigeriano Etebo.
A partida será a quinta na história entre as duas seleções. Até aqui são três vitórias francesas e um empate. O primeiro encontro foi o mais importante, válido pela semifinal da Copa de 1998, quando a França venceu por 2 a 1, batendo na sequência o Brasil por inapeláveis 3 a 0. Outro confronto oficial foi um empate por 2 a 2 na Euro 2004.