O fim de ano está chegando e com ele o comércio aquece pelas compras de Natal. Se as vendas aumentam, as lojas contratam reforços. E para falar sobre isso, o Programa Adelor Lessa recebeu a economista Katarine Barreto, da Focus Consultoria e Auditoria, que promoverá encontros gratuitos para tirar as dúvidas de comerciantes.
“Vamos dar dicas para o pessoal, para essas contratações temporárias e como reaproveitar esses trabalhadores depois. É preciso saber qual é o perfil da sua empresa, é para ver qual o funcionário ideal. Vamos dar dicas de contratações e de legislação trabalhista, para ver como é que funciona e o que está nos prejudicando”, citou.
O primeiro deles será em Forquilhinha, no dia 23 e depois em 7 de novembro, em Capivari de Baixo, ainda estão para confirmar eventos em Araranguá, Criciúma e Orleans. “Haverá uma contratação de 91 mil pessoas, sendo que 62,5 mil serão ligadas diretamente ao comércio”, citou, mostrando a importância da época.
E as normas para as contratações temporárias também serão apresentadas durante estes eventos. Os funcionários, embora temporários, devem receber o mesmo salário pago para outros que executam as mesmas atividades, além de possuírem os benefícios oferecidos pela CLT.
“Mesmo sendo temporário, não pode deixar de pagar o mesmo salário do que é pago para a categoria”, afirmou Katarine. “Alguns funcionários acabam sendo tão bons que precisam ficar. E é preciso ir fazendo essa triagem”, completou a economista.