Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fundação Cultural de Criciúma completa 30 anos de história

Cerimônia de comemoração ocorreu na noite desta terça-feira (28), no Centro Cultural Jorge Zanatta

Por Redação Criciúma, SC, 29/03/2023 - 19:06
Foto: Tiago Silva/ Prefeitura de Criciúma
Foto: Tiago Silva/ Prefeitura de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

História, cultura e arte são palavras que representam um dos principais locais históricos da cidade: a Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O local, que está situado no espaço do Centro Cultural Jorge Zanatta, comemorou mais um aniversário nesta terça-feira (28), completando 30 anos de história no município. A cerimônia de comemoração ocorreu na sede da própria entidade, contando com apresentações culturais das bandas Chorinho Carvoeiro e Cruzeiro do Sul, além de um corte de bolo. As atrações tiveram a finalidade de prestigiar o espaço que, além de valorizar a cultura, é responsável por manter sempre viva uma parte da história de Criciúma em sua estrutura.

O evento reuniu universidades, vereadores, ex-presidentes da Fundação Cultural, autoridades da Prefeitura de Criciúma e a comunidade em geral. "É importante celebrar os 30 anos de existência dessa instituição tão significativa, porque esperamos que ela continue a trazer mais cultura, diversão e, acima de tudo, a preservação do patrimônio histórico para a cidade de Criciúma nos próximos anos", destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o presidente da FCC, Joster Favero, devido à bagagem histórica que a Fundação Cultural representa em Criciúma, a data de aniversário não poderia passar em branco. "Com os depoimentos e declarações conseguimos mostrar o lado contemporâneo que o espaço tem para o desenvolvimento da cultura no município e resgatar os fatos mais marcantes que a Fundação Cultural de Criciúma realizou em todos os seus 30 anos de história", afirmou.

Importância da valorização cultural

Um dos principais papéis da FCC na cidade é desenvolver a prática e expressão artísticas dos cidadãos criciumenses. A Fundação Cultural realiza a divulgação cultural por meio dos seus editais de cultura, contemplando, no total, 14 oficinas em seu espaço. Conforme o diretor de Cultural da FCC, Clairton Rosado, é disponibilizado oficinas de artesanato, bordado, origamis, pintura, literatura, teatro, dança, balé, técnicas vocais, violão, piano, teclado, acordeon e violino.

"As práticas artísticas são consideradas fundamentais para um desenvolvimento saudável de todos. O contato com o ato de produzir e desenvolver o olhar artístico promove um dos principais benefícios no desenvolvimento pessoal e social de cada um. Sendo assim, com a aproximação cultural que a fundação proporciona, garantimos o bem-estar para todos os nossos cidadãos criciumenses", pontuou.

Criciúma como referência turística

Além de ser responsável pelo desenvolvimento cultural em Criciúma, a FCC também desempenha o papel de tornar o município, cada vez mais, uma cidade referência no turismo. Conforme o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail, a fundação cuida dos pontos atrativos na cidade como, por exemplo, a Mina de Visitação Octávio Fontana, o Museu Augusto Casagrande, os três parques e a Casa do Agente Ferroviário.

"Nos últimos anos o fomento do turismo é um dos nossos principais focos, principalmente, por meio das nossas ações de divulgações dos nossos pontos turísticos. Desse modo, além da parte de implementação da infraestrutura com a construção de novos equipamentos turísticos, sempre nos capacitamos para receber bem nossos turistas e mostrar a qualidade que Criciúma tem para quem visita o seu espaço", enfatizou.

Um pouco da Fundação Cultural de Criciúma

A Fundação Cultural de Criciúma está localizada no Centro Cultural Jorge Zanatta, na rua Coronel Pedro Benedet, no Centro. Segundo a historiadora da FCC, Cinthia Franco, o lugar foi construído entre 1941 e inaugurado em 1945 para abrigar o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A historiadora explica, ainda, que o prédio da FCC está ligado com a história econômica, cultural e politica da cidade. Além de fornecer atividades carboníferas, a antiga sede já serviu como um pequeno carcere durante a ditadura militar e se tornou sede do Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Atualmente, o prédio abriga a galeria de arte e oficinas culturais que são oferecidas à população.

"Em seus 30 anos de história a Fundação Cultural de Criciúma é considerada uma força vital na promoção da cultura e das artes em Criciúma e tem toda a região. Basicamente, ajudando a preservar a história e as todas tradições que vivem em Criciúma", concluiu a historiadora.

Atrações da cerimônia

A cerimônia alusiva aos 30 anos da FCC contou com o prestígio do Grupo de Capoeira Beribazu, das artistas circenses Dakini e Danika Barreto, acompanhadas do acordeonista Gustavo Duarte, além de obras expostas ao ar livre do artista Adair Fernandes. O artista visual Breno Stern expôs suas obras e fez retratos. Uma exposição de artes visuais "Espaço Tempo. Trajetórias e Memórias" esteve, também, à disposição na Galeria de Arte da Fundação Cultural.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito