Uma dificuldade transformada em oportunidade. Foi assim que os alunos dos 8º anos da Satc realizaram o projeto de Games de Ortografia. Observando dificuldades que estavam aparecendo em relação às escritas das palavras, a professora de Língua Portuguesa, Aida Jansen, propôs aos alunos que fossem produzidos jogos de tabuleiro que ajudariam nessa missão.
“O projeto foi pensado, porque nas produções de texto os alunos tinham dificuldade com a escrita das palavras. Não sabiam se eram escritas com c, s, ss, ç, z ou até mesmo se "mau" com "u" ou "mal" com "l". Para que o conteúdo de ortografia não fosse maçante, pensei em transformá-lo em jogos, aliado ao projeto global da escola de "Educar, inovar, transformar vidas"”, explica a professora.
Com a ideia, os próprios alunos confeccionaram os jogos, usando material reciclável e criaram regras, chave de respostas, tabuleiros, peças e dados. Os jogos já estão sendo usados por outras turmas de séries anteriores. A ideia é doar, de acordo com a faixa etária, para uso do Ensino Fundamental I.
“Foi muito interessante. Os alunos que fizeram gostaram muito do resultado final e tiveram preocupação com a escrita correta, já que os jogos seriam usados com outras turmas. As turmas do 7º ano, que utilizaram se surpreenderam e perguntaram se os jogos tinham sido produzidos por alunos”, conta.