A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) articulou audiência para o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, com o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (26).
“Era um momento muito esperado pela cidade. Jamais um de nossos representantes conseguiu apresentar o potencial turístico dos cânions a um ministro”, comemora o prefeito, lembrando que, sem a interferência da deputada, os resultados de hoje poderiam não ter sido alcançados.
“Precisamos levar a pauta para o âmbito nacional. Além do potencial turístico, existe a possibilidade de uma grande geração de emprego e renda para a nossa gente”, justifica a deputada.
Os tucanos também apresentaram a proposta do Geoparque Cânions do Sul ao ministro. O território compreende sete municípios. Quatro são do Extremo Sul Catarinense: Praia Grande (sede do geoparque), Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul. O demais, Torres, Mampituba e Cambará do Sul, do Rio Grande do Sul.
O ministro ficou satisfeito com o vídeo apresentado e se comprometeu, com a deputada e com o prefeito, em agendar um encontro com os sete prefeitos das cidades e com o corpo técnico do ministério. Também disse que quer ir pessoalmente visitar a região.
De acordo com ele, dos mais de 30 projetos de geoparques existentes no país, o Cânions do Sul é o mais estruturado para ser apresentado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Título de Capital Nacional dos Cânions - em outubro do ano passado, a deputada Geovania protocolou o Projeto de Lei 10888/2018 que confere o título de Capital Nacional dos Cânions à Praia Grande. O PL está na Comissão de Cultura e aguarda relatório para ser pautado.