A Gerência Regional Sul do Sebrae/SC está sob nova liderança. João Alexandre Guze assumiu o cargo, sucedendo Murilo Gelosa, que, após 25 anos dedicados à instituição, passa a se concentrar em projetos especiais. A mudança marca um novo capítulo para a entidade, que segue visando a evolução e o fortalecimento do empreendedorismo na região.
"A expectativa é sempre fazer mais e melhor. O grande desafio agora é construir sobre o legado do Murilo, dando continuidade ao excelente trabalho desenvolvido, e avançar ainda mais. Diferente de começar do zero, onde qualquer mudança seria notada, meu foco será em fortalecer e expandir os projetos já existentes, trazendo novas ideias e soluções. Vamos buscar identificar e explorar segmentos ainda não trabalhados, e garantir que a inovação esteja presente e integrada em todos os nossos projetos futuros", ressaltou o novo gerente regional Sul do Sebrae/SC.
Atuação no Sebrae/SC há 30 anos
João Alexandre Guze ingressou no Sebrae/SC em 1993, em Araranguá. Em 1997, ele foi contratado para integrar o quadro fixo da entidade, assumindo o Posto Avançado de Araranguá. No fim de 1999, uma reestruturação levou Guze a Concórdia (SC), onde permaneceu por dois anos antes de ser convidado a liderar a Agência de Articulação em Caçador (SC). Retornando à Criciúma em 2009, ele assumiu projetos setoriais de turismo, moda, desenvolvimento territorial, atendimento individual e inovação.
Agora, como novo gerente regional, Guze está preparado para enfrentar novos desafios e imprimir sua marca em projetos inovadores. Sua experiência, que inclui a gestão de projetos de inovação e a organização do ambiente inovador nos municípios do sul catarinense, auxiliará na continuidade e expansão das iniciativas do Sebrae/SC.
"Não há outra palavra nesse momento do que expressar gratidão pela confiança em mim depositada pelo Murilo Gelosa e toda a direção estadual do Sebrae/SC. Estou com fôlego renovado e vamos atuar firmes para realizar projetos importantes", finaliza Guze.
Ampliação de atendimentos do Sebrae/SC
A consolidação e expansão dos projetos de inovação estão na pauta do novo gerente. Ele pretende integrar a inovação de forma transversal, atingindo segmentos importantes para a economia da região sul catarinense. Além disso, Guze busca ampliar o número de atendimentos do Sebrae/SC, impactando positivamente na gestão do tempo e competências dos empresários de micro e pequenas empresas.
Fortalecer as parcerias, especialmente com as Salas do Empreendedor nos municípios e as entidades empresariais, e aumentar a eficiência dos recursos aplicados em projetos. Estes também serão focos da nova gestão. Para Guze, é necessário gerar uma efetividade maior nas ações do Sebrae/SC, para que as empresas possam ganhar tempo e adotar ferramentas que melhorem sua gestão.
Desenvolvimento econômico e social
Murilo Gelosa iniciou sua jornada no Sebrae/SC há 25 anos. Sua liderança foi fundamental para o desenvolvimento de importantes projetos regionais e setoriais. "Durante esses 25 anos, desenvolvemos uma série de projetos que tiveram um grande impacto na região. Construímos alternativas para ajudar empresas a participar de programas importantes, como núcleos de confecção, materiais de construção, minimercados e agronegócio", destacou Gelosa.
Durante sua gestão, Gelosa coordenou iniciativas que impactaram positivamente a economia local. Agora, assumindo os projetos especiais, ele segue contribuindo com o Sebrae/SC, apoiando a implementação de novas estratégias que visam fortalecer ainda mais o papel do Sebrae/SC na promoção do desenvolvimento econômico e social.
"Ao longo desse tempo, trabalhamos com milhares de empresas e mantemos um orçamento anual do Sebrae/SC para a Região Sul que nunca foi abaixo de R$ 10 milhões", pontuou Gelosa. "O Sebrae sempre foi um protagonista no desenvolvimento territorial. Estamos sempre à frente de projetos de crescimento da região, envolvidos em núcleos operacionais, discussões e conselhos. Atualmente, atendemos cerca de 30 mil empresas por ano", acrescentou.
Sebrae/SC no Sul do estado atende todas as três macrorregiões
O Sebrae/SC no Sul do estado atende todas as três macrorregiões: Amrec, Amesc e Amurel, abrangendo mais de 130 mil empresas. Atualmente, a entidade já alcança mais de 30 mil dessas empresas, e a meta é ampliar esse atendimento com a chegada de João Alexandre Guze.
Colaboração: Giovana Bordignon