A empresa chinesa Eikto, uma das maiores exportadoras do país, se instalará em Laguna. Os detalhes foram acertados entre a diretoria da companhia, o governador Jorginho Mello e os secretários de governo nessa segunda-feira (3). Um terreno provisório já foi alugado pela organização. O assunto foi abordado durante o Plenário da Rádio Som Maior.
Conforme o secretário de Articulação Internacional de SC, Juliano Froehner, a Eikto é uma grande fabricante de baterias de lítio e o início das operações no estado está previsto para maio. "É a maior do mundo nessa categoria e também representa 30% do mercado chinês, o que é uma coisa absurda", destaca.
Ouça a entrevista no Plenário:
Para 2023, o investimento inicial da empresa está estimado em R$ 18 milhões. Quanto à geração de emprego, a estimativa é criar 150 novas posições de trabalho diretas e indiretas. Presente em 44 países, a gigante chinesa produz baterias com duração de até 10 anos.
"É uma oportunidade muito interessante para Santa Catarina como um todo, em especial, ao Sul do estado porque objetivo é um pouco maior, vai um pouco além de simplesmente atrair uma empresa, mas também possibilitar a atração de outras da cadeia produtiva e de suprimentos, além de servir como base para outras empresas chinesas", afirma o secretário. "Temos uma grande expectativa, é uma área muito interessante que vai alavancar a região", reforça.