O governador Carlos Moisés anunciou no fim da tarde desta sexta-feira, 3, que mais categorias estarão voltando ao trabalho em breve em Santa Catarina, em meio à quarentena por conta da pandemia de coronavírus. Ele já havia antecipado, nas redes sociais, a intenção de liberar logo a atuação de autônomos, profissionais liberais, consultórios de saúde e clínicas.
"Toda essa área de serviços que é muito demandada e a sociedade precisa desses profissionais, e eles precisam voltar à carga, de forma responsável, com critérios diferenciados, atendimentos em locais especializados, espaços com restrições de acúmulos, essas normas serão construídas no fim de semana para que possamos fazer esses anúncios", explicou.
São 301 casos e cinco mortes
Santa Catarina está com 301 casos confirmados, crescimento de 5,8% em relação a ontem, e cinco óbitos. O número de pessoas em UTI subiu para 31, todos casos confirmados de Covid-19, e 84 internadas também em UTIs, algumas precisando de ventilação mecânica, envolvendo casos suspeitos.
"De ontem para hoje chegaram mais de 4 mil kits do Ministério da Saúde e 600 kits que nós compramos. De ontem para hoje o Lacen processou 415 amostras, tivemos um ganho no resultado oferecido. Havia uma demanda reprimida", destacou o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino.
Dinheiro para hospitais
Moisés iniciou o seu pronunciamento do fim da tarde anunciando o planejamento do Governo do Estado sobre o acréscimo de leitos de UTI para atender a população.
"Além dos 801 leitos, ter 713 novos leitos, isso nos daria mais de 1,5 mil leitos, para atender um plano de contingência com mais mil leitos, chegando a 2,5 mi. Contrataremos leitos em hospitais privados para chegar nesse número. Houve a suspensão de cirurgias eletivas, abrindo esse espaço em hospitais privados", afirmou.
Assista ao vivo e ouça pela Rádio Som Maior: