Estar presente no ambiente online já não é mais um diferencial no mercado de trabalho, mas sim uma obrigação para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Pensado em auxiliar os Microempreendedores Individuais (MEIs) a reforçarem a presença digital como estratégia de vendas, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Casa do Empreendedor, promoveu nesta quarta-feira (19), a palestra "Como Vender Mais com a Presença Digital", com a especialista em marketing e consultora credenciada do Sebrae/SC, Alessandra Daiana Schinaider.
Realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o evento beneficiou os MEIs inscritos no programa Mão Na Roda, idealizado para fomentar micro e pequenos negócios. "O governo municipal trabalha para facilitar a vida de quem quer empreender. Em Criciúma, é possível abrir uma empresa em poucas horas, e programas como o Mão na Roda possibilitam que os microempresários criciumenses invistam em seus sonhos", ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Além de linha de crédito subsidiada, o programa oferece, também, quatro capacitações durante o ano para os empreendedores inscritos. Os encontros são promovidos em parceria com o Sebrae/SC e a Associação das Micro e Pequenas Empresas da Região (Ampe). De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Marlon Araújo, o programa oferece, ainda, suporte para que os empresários possam se desenvolver por meio de consultorias, treinamentos e palestras.
"O empréstimo é subsidiado pelo município e pelo Estado, que pagam as duas últimas parcelas do financiamento. Esse recurso pode ser utilizado para compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e outros investimentos, ajudando, assim, os empreendedores a fomentarem seus negócios", pontua.
Durante a palestra, a consultora do Sebrae/SC, Alessandra Daiana Schinaider, falou sobre como a presença digital pode atrair a atenção de potenciais clientes, fortalecer a imagem da marca e aumentar as vendas.
"Palestra importante para auxiliar no crescimento dos MEIs e pequenas empresas no uso das redes sociais e mídias digitais para potencializar os negócios. Tudo buscando o desenvolvimento das empresas locais, sempre em parceria com a Casa do Empreendedor, que nos ajuda desde a abertura de empresas e, agora, no suporte para o crescimento delas", destaca o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini.
Mais de 900 microempreendedores atendidos
O programa Mão na Roda foi lançado em maio de 2023 pelo Governo de Criciúma, em parceria com a Credisol Microcrédito do Brasil. A iniciativa é destinada, exclusivamente, ao MEI registrado em Criciúma. Desde a sua implantação, mais de 900 microempreendedores foram contemplados, totalizando R$ 4,2 milhões em créditos concedidos.
Para ter acesso à linha de crédito de até R$ 5 mil do programa Mão na Roda, é necessário ser MEI registrado em Criciúma e solicitar o Termo de Encaminhamento na Casa do Empreendedor, localizada no piso superior do Paço Municipal Marcos Rovaris, além de pagar todas as seis primeiras parcelas em dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0480.
---
Colaboração: Janine Limas