Exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, pelo presidente Jair Bolsonaro abalou o mercado financeiro nesta quinta-feira, 23. O índice Ibovespa que vinha em alta durante a semana e voltou a bater 80 mil pontos, chegou a ter 3% de queda e fechou o dia baixando 1,26%. O dólar disparou 2,19% e bateu, novamente, o maior valor nominal da história e chegou a R$ 5,52.
De acordo com o Economista Lucas Rocco, a demissão de Valeixo, que foi indicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, atinge diretamente os pilares de credibilidade do Governo Federal. Houve rumores, ainda na quinta-feira, 23, que o ministro teria entregado o cargo após receber a notícia da troca de cargo no comando da PF. "Isso passa uma sensação de insegurança. O Ibovespa cedeu e começou a cair fortemente, foi um choque considerando o movimento onde estava anteriormente", afirmou Rocco.
O economista ainda comparou a situação com a troca no comando do Ministério da Saúde na última semana. "É um movimento complicado. Desde aquela situação com o Mandetta, quando Bolsonaro disse que ele que tem a caneta, ele que manda. Quando o chefe tem que dizer que ele que manda é porque ele já perdeu o comando", comentou.
Sergio Moro fará um pronunciamento às 11h desta sexta-feira. O ministro irá falar sobre a troca de comando da Polícia Federal e também a situação dele no comando do Ministério.