O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de "grande perigo" para Extremo Sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.
Os municípios catarinenses incluídos no alerta de "grande perigo" são Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio. O alerta é válido até as 18h desta terça.
Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, segundo o Inmet.
Há alerta de tempestade também para todas as demais cidades da região Sul para os próximos dias, incluindo Criciúma.
De acordo com o aviso, estão previstas ocorrências de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia; ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo. O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.