Com os dois pênaltis defendidos contra o Barra que garantiu a classificação do Criciúma para a final do Campeonato Catarinense, o goleiro Gustavo chegou a 14 defesas de pênaltis no clube.
Desde 2021 como titular da equipe e com 150 jogos no Criciúma, ele tem seis cobranças defendidas no tempo normal e oito em disputas de pênaltis. Logo no primeiro ano, pegou quatro contra o América Mineiro pela Copa do Brasil, sendo um no primeiro jogo e os outros três na decisão por penalidades.
No ano seguinte, Gustavo defendeu dois pela Série B do Campeonato Brasileiro, contra Guarani e Náutico. Já em 2023, logo no Campeonato Catarinense foram dois pênaltis defendidos contra o Avaí, um deles na Ressacada durante a primeira fase e outro no confronto histórico pelas quartas de final.
O bom aproveitamento de Gustavo embaixo da trave também foi essencial na Série B, quando defendeu um pênalti aos 52 minutos do segundo tempo contra o Vila Nova e garantiu a vitória para o Criciúma por 1 a 0. Na ocasião, os dois times brigavam por uma vaga no G4. A vitória contra a equipe goiana foi essencial no acesso do clube já que a diferença para o quinto colocado, Novorizontino, foi de apenas um ponto.
Em 2024, Gustavo foi peça chave na classificação contra o Brasiliense durante a segunda fase da Copa do Brasil, ao defender duas cobranças na disputa por penalidades. Contra o Hercílio Luz, nas quartas de final do Catarinense, fez o Heriberto Hülse pulsar aos 48 minutos do segundo tempo ao pegar um pênalti que garantiu a classificação para a semifinal.
O goleiro também foi decisivo nesse domingo (24) após defender mais duas cobranças na disputa contra o Barra e garantir a classificação do Criciúma.
Veja todos os pênaltis defendidos por Gustavo
- Quatro pênaltis defendidos contra o América-MG pela Copa do Brasil 2021
- Dois pênaltis defendidos pela Série B 2022, contra Guarani e Náutico
- Dois pênaltis defendidos contra o Avaí pelo Catarinense 2023
- Um pênalti defendido contra o Vila Nova pela Série B 2023
- Dois pênaltis defendidos contra o Brasiliense pela Copa do Brasil 2024
- Um pênalti defendido contra o Hercílio Luz pelo Catarinense 2024
- Dois pênaltis defendidos contra o Barra pelo Catarinense 2024