Para o jogo contra o São José, na próxima segunda-feira, 9, Paulo Baier ganhou dois desfalques "inéditos" até então: o goleiro Gustavo e o lateral-esquerdo Hélder. Junto com Marcel Scalese, os dois eram os únicos que atuaram em todos os minutos do técnico no comando do Tigre.
Gustavo estava pendurado e envolveu-se em polêmica com o goleiro do Ituano já nos minutos finais da goleada sofrida em Itu e tomou o vermelho direto. Com um a menos, Hélder fez um pênalti no finzinho do jogo e recebeu o terceiro amarelo.
Para o gol, Paulo Baier tem duas opções consistentes: Roberto Volpato, reserva imediato de Gustavo e relacionado em todas as partidas, e Alisson, que teve boa atuação no Campeonato Catarinense e apresenta bom desempenho nos treinamentos.
A situação na lateral-esquerda é mais delicada: o Tigre ainda não acertou na reposição a Hélder. O reserva imediato é Pedro Rosa, que foi relacionado apenas duas vezes: contra o Novorizontino, na quinta rodada, e contra o Figueirense, na nona; em ambas, não entrou em campo.
Pedro Rosa tem 30 anos e chegou ao Tigre no dia 15 de junho, em substituição a Nathan, que deixou o clube para ir ao Fortaleza. Desde que foi anunciado, o Criciúma já fez nove partidas.
No currículo do lateral-esquerdo estão passagens por Boa Esporte, Volta Redonda, Botafogo, CSA e mundo Árabe. Por último, defendeu o URT no Campeonato Mineiro deste ano.
A lateral-esquerda tem sido uma pedra no sapato. Hélder atuou em todos os minutos da temporada. O Tigre teve três reservas: Léo Campos no Catarinense, que atuou apenas um minuto no meio-campo, Nathan, considerado uma promessa, mas que ficou pouco tempo no clube, e agora Pedro Rosa.
Em coletiva após a goleada sofrida contra o Ituano, o técnico Paulo Baier não descartou utilizar esquema com três zagueiros ou três volantes fora de casa. Resta a dúvida se poderá optar por um esquema assim em casa contra o São José, quando não terá Hélder.
Paulo Baier tem outras opções de perna esquerda que poderia improvisar na lateral: o zagueiro Marcel Scalese e os meio-campistas Dudu Figueiredo e Maranhão. Pode, ainda, optar por um lateral-direito "torto": Claudinho ou Alemão.