Nesta terça-feira o Programa Adelor Lessa foi especial, direto do município de Siderópolis, que completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa. Quem participou das comemorações de aniversário foi o ex-prefeito Raulino Cesa. Aos 91 anos, o sexto prefeito e terceiro eleito por voto popular, relembrou os feitos de seus três anos de mandato.
“Quando peguei Siderópolis não havia um metro sequer de asfalto e tinha um dívida muito grande. A finança estava apagada, não havia arrecadação. Foram dois anos pagando dívida. Enquanto isso a gente procurou comprar um caminhão e uma retroescavadeira para estradas e mais um automóvel. Ali fomos tocando aos poucos”, detalhou.
Breve história
Em 1962, Raulino Cesa foi votado como vereador mais votado do município, permanecendo no cargo entre 1963 e 1968. Já em 1969, foi eleito prefeito do município, o sexto prefeito e terceiro por voto popular. No cargo ficou de 1970 a 1973 e, durante esse período, resolveu os problemas financeiros enfrentados na época pela Prefeitura, feito do qual se orgulha até hoje.
“As finanças eram piores do que hoje, as coisas eram duras. Em Criciúma não havia mais credito. Fui o único prefeito que tive o prazer de receber um presidente da República. Ele veio visitar a Marion. O prefeito de Criciúma intermediou para que o presidente viesse”, contou.