O domingo, 7, foi de simulação, experiência e aprendizado para a equipe do Hospital Materno-Infantil (HMISC) de Criciúma. Os profissionais participaram da primeira simulação realística de atendimento proposto pelo serviço aeropolicial (Saer) pelo Sarasul. A simulação envolveu vários veículos e entre as vítimas havia uma criança, que foi transportada para o Santa Catarina, referência na região para o atendimento infantil.
Desde cedo, os profissionais da unidade hospitalar já se preparavam para a ação, que ocorreu por volta das 15h. “Nossa equipe estava preparada, desde a equipe da recepção, portaria, enfermagem e médicos, prestando um excelente serviço à comunidade", comentou a coordenadora operacional do Santa Catarina, Flávia Bombazaro. O HMISC tem 100% do atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde dezembro do ano passado, o custeio é do Governo do Estado com gestão do Ideas.
A simulação fez parte do projeto para implantação do Serviço Aeromédico nas regiões da Amrec, Amurel e Amesc. Nas próximas semanas, a comissão de implantação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) deve apresentar para todos os prefeitos o projeto que tem como intuito atender 1 milhão de pessoas de 50 municípios, entre Passo de Torres e Imbituba.
A operação durou em torno de 1h30min e foi realizada na Avenida Centenário, em Criciúma. O trânsito da avenida, próximo ao Parque das Nações, foi modificado a partir das 9h, quando as equipes começaram a preparar o local. A iniciativa contou com cerca de 80 pessoas desde a prepação até a execução do simulado. Além de mostrar como funciona um resgate aéreo, os profissionais envolvidos também deram dicas do que a população deve fazer ou não, diante de uma situação de socorro.