Nos últimos anos, o município de Nova Veneza vem atraindo cada vez mais turistas, que buscam conhecer alguns dos encantos da região. Com pessoas de fora visitando a cidade durante todo o ano, começa a surgir a oportunidade de ofertas alternativas de hospedagem - algo que foi abraçado por Guilherme Nuernberg.
Durante seis meses, Guilherme colocou sua casa em Nova Veneza à disposição de turistas através do Airbnb e do Booking, aplicativos para hospedagem, se tornando um dos pioneiros desse movimento na cidade. De acordo com ele, alugar a sua casa para turistas foi algo que surgiu sem pretensão alguma - mas que rendeu ótimos resultados.
“A gente vê que em Nova Veneza o turismo está bem em alta nos últimos anos e, no ano passado, surgiu a oportunidade, já que a minha casa tinha ficado vaga e daí veio a ideia de alugar através do Airbnb. Coloquei sem intenção nenhuma, apenas para alugar um dia ou outro, mas chegou um período em que a minha casa ficou cheia o mês inteiro”, comentou.
A casa de Guilherme ficou à disposição nos aplicativos de hospedagem de julho a dezembro do ano passado, abrigando turistas não apenas de Santa Catarina, como também de outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o estudante de jornalismo, sua residência esteve alugada em todos os fins de semana do ano passado, realizando cerca de 49 hospedagens e recebendo aproximadamente 110 pessoas.
Para ele, este modelo alternativo de hospedagens tem muito a contribuir com o turismo no município de Nova Veneza. “Não é todo mundo que tem condições financeiras para ficar em um hotel, e essa pode ser uma boa opção para estas pessoas. Acredito que estas plataformas alternativas vão fomentar ainda mais o turismo na cidade”, destacou.
Depois de Guilherme, outras pessoas também começaram a buscar pela possibilidade de cadastrar suas residências nestes aplicativos. Apesar de não existirem dados concretos sobre o quanto estes serviços podem ajudar no crescimento do turismo em Nova Veneza, a própria prefeitura do município afirma incentivar que outras pessoas ofereçam uma hospedagem alternativa, já que se trata de algo seguro, simples e fácil de se administrar.