O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, visitou o Hospital São José na sua passagem por Criciúma na tarde desta sexta-feira, 18. Ele conheceu parte das instalações após ter sido recebido por diretores, médicos e colaboradores. A diretora geral, irmã Isolene Lofi, enfatizou a importância dos serviços do hospital para a população e os desafios enfrentados em algumas áreas da saúde, como a oncologia pediátrica.
“Estamos felizes com a sua presença e passagem pelo hospital que é referência para toda a macrorregião Sul de Santa Catarina e atende a 43 municípios pelo Sistema Único de Saúde. O nosso atendimento pelo SUS chega a 84%. Hoje, lhe pedimos a habilitação para o hospital, da UTI para oncopediatria. O serviço de oncologia pediátrica já funciona desde 2006 neste hospital e uma UTI para dar suporte a estes pacientes em nossa entidade iria evitar que os pais tenham que se deslocar com seus filhos, já fragilizados pela doença, até Florianópolis, o que acaba causando mais dor e desconforto a estas crianças”, enfatizou a diretora.
Durante a visita, o ministro caminhou pelo hospital, passou por alguns corredores e conheceu as instalações finalizando sua visita no serviço de radioterapia. Ali, teve acesso ao novo acelerador linear, repassado ao São José pelo Ministério da Saúde. O equipamento já está instalado e deverá entrar efetivamente em funcionamento nos próximos dias. Trata-se de uma ferramenta fundamental para os tratamentos de pacientes contra o câncer.
No fim da visita, Queiroga destacou a importância de um serviço de qualidade como o do São José para os pacientes que necessitam de atendimento. Ele afrimou, ainda, que trataria com carinho do pedido de habilitação do serviço de UTI para a oncologia pediátrica.