Mesmo impedido pelo Poder Judiciário, o Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) quer assumir a gestão do Hospital Regional de Araranguá. Hoje pela manhã o instituto esteve na unidade com uma Ordem de Serviço assinada pelo estado que autoriza o Ideas a assumir no lugar da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
O argumento utilizado pelo Estado é de que o rompimento do contrato aconteceu de forma unilateral, já que a SPDM estava administrando o hospital de forma caótica e que, em consequência disso, efetuou a dispensa do contrato de licitação. Segundo o documento, com a anuência da contratada a posse é imediata.
Para entender os desdobramentos da situação lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde) estão no local e convocaram funcionários do HRA.
“O Ideas não tem Ordem Judicial para isso. A nossa posição continua a mesma: nós manteremos a greve e a ocupação do HRA, até que o Ideas resolva atender as nossas reinvindicações”, explicou Cleber Ricardo da Silva Candido, diretor do SindiSaúde.
O Sindicato deve resolver ainda quais ações realizará. A Polícia Militar está no local para garantir a segurança.
Segundo informações apuradas pelo repórter da rádio Som Maior, Décio Batista, a diretoria do Ideas afirmou que “o estado retomou o bem público e acionou o instituto para assumir imediatamente, através de uma Ordem de Serviço”.
Já de acordo com informação repassada pelo secretário Regional de Araranguá, Heriberto Schmitz, a Secretária de Saúde de Florianópolis, com autorização da PGE, deu autorização para o Ideas assumir.
“Segundo Florianópolis, agora é com o Ideas. Fizeram tudo por Florianópolis. A tarde irão me informar a situação. Parece que já agendaram reunião com o sindicato. A tarde terei mais novidades”, disse Schmitz.