O diretor técnico do Hospital São José (HSJ), Rafael Elias Farias comentou a chegada de dez respiradores nesta sexta-feira, 29. Os equipamentos, adquiridos pelo Governo do Estado junto à empresa WEG, foram testados e aprovados. “Levamos para a manutenção clínica, junto a eles uma das médicas intensivistas. Houve a montagem e um deles já está em uso na UTI para avaliação de seu uso. Ventilador de boa qualidade, possui os parâmeros necessários pela Legislação”, diz.
Ainda conforme Farias, a ideia é ampliar de 45 para 55 leitos de UTI para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Havendo o aumento de casos, teremos uma estrutura mais confortável para o atendimento aos pacientes. Nas duas últimas semanas estávamos um pouco preocupados porque teve aumento no quantitativo de casos. Agora uma situação mais confortável do que a situação da semana passada”, enfatiza.
O secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, também comemora a chegada dos respiradores. “São muito bem-vindos. Nos dá tranquilidade. Seguimos conversando com a Secretaria de Estado da Saúde para que venha mais 30. Estamos fazendo o trabalho de triagem, monitoramento e o que nos preocupava era que chegamos a ter 12 na UTI na semana passada, agora estamos melhor. Mas não devemos nos descuidar”, comenta.