Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

HSJ na expectativa de reforços na luta contra o câncer

Pedido de dez leitos para a UTI pediátrica soma-se à entrada em operação de um novo acelerador linear

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/02/2022 - 21:34 Atualizado em 20/02/2022 - 21:49
Diretoria do HSJ com o ministro da Saúde na última sexta-feira / Foto: Divulgação
Diretoria do HSJ com o ministro da Saúde na última sexta-feira / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Hospital São José pleiteia dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A intenção é disponibilizar esse incremento de estrutura a crianças que lutam contra o câncer. O pedido foi formalizado na última sexta-feira, 18, na visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. "De fato, solicitamos a possibilidade de termos a ampliação da oncologia pediátria com os leitos de UTI. Os casos aumentam, e precisamos dessa UTI para tratar as crianças e adolescentes que necessitam desse tratamento", referiu a diretora-geral do HSJ, irmã Isolene Lofi, em entrevista à Rádio Som Maior.

Ela contou ao ministro a dificuldade que essas crianças enfrentam quando seus quadros se agravam e necessitam de UTI. "Hoje, quando precisa de leito de UTI, as crianças precisam ir até Florianópolis, e isso é desgastante para os pais e as crianças, andar 200 quilômetros para chegar numa UTI. Esse foi o nosso pedido ao ministro", registrou. A diretora notou que o ministro se sensibilizou com o pedido. "Ele se mostrou interessado", afirmou.

Durante a visita do ministro, ele teve acesso a números que justificam o fluxo e o investimento. "Nós estamos pleiteando dez leitos para a UTI pediátrica, para a oncologia. No ano passado atendemos 1,1 mil crianças, dessas foram mais de 300 internadas. Daquelas internadas, algumas necessitavam de UTI e daí é um transtorno muito grande para arrumar ambulância e levar para Florianópolis", destacou.

Leia também - Hospital São José faz pedido ao ministro da Saúde

A pauta da oncologia esteve em destaque na passagem do ministro pelo HSJ. Ele conheceu as dependências atuais disponíveis para os pacientes com câncer. "Ele passou por algumas áreas dentro do hospital, fomos até a radioterapia onde ele viu o novo acelerador linear, que dentro de alguns dias ou no mais tardar no mês que vem ele estará funcionando. Estamos aprovando a aprovação pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear", comentou. "O acelerador é de última geração para os tratamentos oncológicos. Teríamos três aceleradores quando esse começar, mas o primeiro que colocamos está obsoleto. Esse terceiro vem para substituir o primeiro", frisou.

Para a diretora, a visita foi positiva para o HSJ. "Foi uma visita muito positiva, bastante aberto o ministro para as necessidades que a gente colocar e também muito receptivo à toda a equipe de médicos e colaboradores, e ele reconheceu todo o trabalho", finalizou.

Ouça a entrevista da diretora do HSJ no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito