A última pesquisa Ibope do primeiro turno da eleição ao governo do Estado, publicada na noite desta sexta-feira, indicou empate técnico entre Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD). O emedebista tem 31% das intenções entre os votos válidos, contra 29% do pessedista, e a margem de erro do levantamento é de 3 pontos para mais ou para menos.
Ainda nos válidos, Décio Lima (PT) é o terceiro com 23%, e Comandante Moisés (PSL) aparece em quarto com 12%. Leonel Camasão (PSOL) e Ingrid Assis (PSTU) tem 2% cada, enquanto Jessé Pereira (Patriota) e Rogério Portanova (Rede) aparecem com 1%. Os válidos excluem brancos e nulos, e trata-se do método aplicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a divulgação oficial dos resultados.
Nos totais, Mariani tem 25%, Merisio soma 23%, Décio aparece com 19% e Moisés, 9%. Camasão com 2%, Ingrid, Jessé e Portanova, 1%. Os brancos e nulos são 11% e os que não sabem ou não responderam 8%.
Nas simulações de segundo turno, Mariani leva vantagem sobre Merisio, 38 a 33%, com 19% de brancos e nulos e 10% que não sabem. Mariani vence Décio por 43 a 28%, com 19% de brancos e nulos e 10% que não sabem, e Merisio derrota Décio por 40 a 30, com 20% de brancos e nulos e 9% que não sabem.
A pesquisa, contratada pela NSC TV, ouviu 1.008 eleitores e foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.