Mesmo com a divulgação da nova taxa Selic, a menor registrada na história, a última semana não foi boa para o mercado brasileiro. O Ibovespa se afastou do topo histórico e fechou a semana operando na casa de 113 mil pontos. Enquanto isso, o dólar bateu o maior valor já registrado, sem corrigir a inflação, e encerrou o pregão de sexta-feira em R$4,32.
De acordo com o economista Lucas Rocco, os índices causam preocupação. "Isso acende uma luz amarela, principalmente para importadores e para quem depende de matéria prima importada para sua produção, já que o dolar vai subindo, pouco a pouco, encontrando novos patamares", comentou.
Em contrapartida, além da taxa de juros brasilira alcançar o menos índice da história, 4,25% ao ano, a inflação também bateu recorde. Na sexta-feira, 7, foi divulgado os números do mês de janeiro, em que a inflação ficou em 0,25% menor número do mês desde a criação do plano real.
"Nessa semana seguimos de olho nos indicadores para ver se a economia volta aos trilhos, volta a crescer de maneira sustentável ou não", concluiu o economista.