Mulheres do município de Içara que não conseguem ir às unidades de saúde por conta do trabalho ou outros afazeres terão uma oportunidade de fazer exames para a prevenção da saúde. As unidades de saúde estarão realizando o Dia D no sábado, dia 27, como forma de prestar serviços a essas mulheres.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o objetivo da abertura das unidades é possibilitar mais informações às mulheres. "É um dia para que elas cheguem a unidade e verifiquem a sua saúde. A mulher tem que cuidar da saúde durante todo o ano, outubro é um mês que reforçamos o cuidado com a saúde", comentou.
No sábado de atendimento ampliado, as mulheres poderão fazer o exame preventivo do colo do útero e tirar suas dúvidas sobre as atividades do Outubro Rosa, que consiste na promoção à saúde da mulher.
Na mesma data, também será disponibilizada a vacina HPV para as mulheres. "É mais um serviço que as mulheres poderão participar, onde muitas poderão colocar a carteira de vacinação em dia", colocou Jaqueline.
Para os atendimentos, as unidades estarão funcionando durante o sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Participação dos bairros
Durante a semana, as comunidades de Içara continuam recebendo rodas de conversas, onde os clubes de mães participam e tiram as principais dúvidas em relação a saúde da mulher. A programação acontece até a próxima quarta-feira, dia 31, onde será realizada uma roda de conversa no CRAS do bairro Jaqueline.