Içara se tornou a segunda maior economia da região Sul de Santa Catarina. Segundo os dados divulgados pela Secretaria do Estado da Fazenda, a Capital do Mel atingiu um Valor Adicionado (VA) de R$ 3.365.821.223,50 durante o ano de 2023, ampliando ainda mais a diferença para o terceiro colocado – que gira em torno de R$ 225 milhões.
Em entrevista ao programa Adelor Lessa, a prefeita Dalvania Cardoso comentou sobre o papel do poder público nos números. “Nossa cidade tem um potencial logístico muito grande e saber aproveitar bem isso para facilitar os trâmites burocráticos, acolher aqueles que querem investir na cidade”, disse a prefeita.
Na visão da Dalvania, há dois responsáveis por esse crescimento nos números. “O responsável é o trabalhador que empresta seu talento para indústria, comércio e o investidor que tem a opção de deixar o capital dele parado, investir em outro lugar ou gerar emprego e renda”, completou.
A ascensão da Capital do Mel no cenário econômico regional é fruto de um esforço conjunto e de políticas públicas direcionadas ao fomento do empreendedorismo, à diversificação da matriz produtiva e à desburocratização. Nos últimos anos, o município se destacou por um crescimento industrial consistente, impulsionado por setores como o metalmecânico, de tintas, cerâmicas, plásticos e alimentos.
Em 2023, mais de 1,7 mil novas empresas foram abertas no município. “Nossa cidade se destaca na [indústria] metal-mecânica, descartável plástico, cerâmicas, e você vê que não só vem novas empresas mas também estão ampliando e isos faz uma diferença tremenda”, explicou Dalvania.