A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou neste domingo, 24, as provas do Vestibular de Verão 2020 em nove cidades catarinenses - Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú e Balneário Barra do Sul. Dos 8.054 candidatos inscritos para 1.425 vagas de 52 cursos de graduação gratuitos, 1.335 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 16,58%.
A seleção, realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, teve 100 questões de múltipla escolha e uma redação. Pela manhã, os candidatos responderam 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). No período da tarde, a redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias exigidas no edital, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
Gabarito, resultado e matrícula
O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão divulgados até as 21h de domingo. Além desse exame geral, o Vestibular de Verão já teve prova prática de Música, gravada e enviada pelos candidatos em outubro, e realizará a de Teatro em 5 de dezembro, em Florianópolis.
A lista dos aprovados de todos os cursos sairá até 10 de dezembro. Quem for convocado na primeira chamada fará matrícula em 6 e 7 de fevereiro e terá aulas a partir de 17 de fevereiro.
Nove cidades com prova
O Vestibular de Verão da Udesc ocorreu nas seguintes cidades:
Balneário Barra do Sul: Escola Manoel Henrique Borges;
Balneário Camboriú: Campus da Udesc (Cesfi) e Escola Ruizélio Cabral;
Chapecó: Colégio Bom Pastor;
Florianópolis: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - CCE, CCJ, CCS, CSE e CTC;
Ibirama: Escola Eliseu Guilherme;
Joinville: Campus da Udesc (CCT);
Lages: Campus da Udesc (CAV);
Laguna: Campus da Udesc (Ceres);
São Bento do Sul: Escola Urbana São Bento.
Sistema de cotas
O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, exceto nos cursos de Música e Teatro.
A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
Cursos mais procurados
Na relação geral do Vestibular de Verão 2020, os três cursos mais procurados são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 32,26 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 26,70; e Design Gráfico, em Florianópolis (Ceart), com 26,67.
Na categoria dos não optantes de cota, a lista ficou assim: Fisioterapia (27,80), Design Gráfico (27,50) e Medicina Veterinária (24,40). Esses três cursos também foram os mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública, na seguinte ordem: Fisioterapia (55,20), Medicina Veterinária (46,20) e Design Gráfico (38).
Entre os candidatos negros, a maior procura é por estes cursos de Florianópolis: Fisioterapia, com 11 por vaga; Bacharelado em Educação Física (Cefid), com 8,50; e Administração (Esag, período noturno), com 6 candidatos por vagas.