De cada cinco criciumenses, um já deve estar vacinado contra a gripe Influenza. É o que se pode concluir dos dados apurados pela Secretaria de Saúde. "Já recebemos 40 mil doses e, depois das etapas da campanha de vacinação até aqui, nos restam cerca de 1 mil doses aqui no estoque e temos mais algumas destinadas a unidades, então já aplicamos quase 40 mil vacinas", explica a técnica em enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelli Barp Zanette.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estavam sem doses foram reabastecidas na manhã desta terça-feira, 4. "Nós mantemos um estoque aqui e vamos reabastecendo conforme os estoques ficam zerados nos postos", detalha Kelli. Boa notícia para a aposentada Zélia Rúbia Pizzetti, 70 anos, moradora do Bairro Comerciário. "É que eu fui nos postos do Centro e do São Luiz, me disseram que não tinha mais doses, agora vou voltar lá", conta. Ela se enquadra nos grupos prioritários por ser idosa.
Quem pode procurar
Atualmente, nas UBSs, há doses disponíveis para idosos, trabalhadores da saúde, pacientes com comorbidades, motoristas de caminhão e de ônibus e cobradores. "Os idosos com mais de 60 anos e os pacientes com comorbidades, independente da idade", refere Kelli.
Novos lotes de vacinas serão recebidos nos próximos dias. É que haverá uma terceira etapa da campanha que começa na segunda-feira, 11. "Vamos abrir essa terceira fase na segunda, e faremos uma primeira etapa com gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com alguma deficiência motora, visual, auditiva. E haverá uma segunda fase dessa etapa, a partir do dia 18, destinada a professores e pessoas de 55 a 59 anos, mesmo que sadias, sem comorbidades", afirma.
Dia D cancelado
O Dia D de mobilização nacional contra a Influenza foi cancelado. "Seria no próximo sábado, mas o Ministério da Saúde cancelou. Estávamos com tudo organizado aqui, daí mudamos o nosso cronograma para avançar a essa terceira etapa", detalha Kelli.
As metas de vacinação contra a Influenza já foram alcançadas para dois grupos em Criciúma. "De idosos a nossa meta, segundo o Ministério da Saúde, era de 18 mil pessoas, já passamos disso. E de trabalhadores da saúde eram 5 mil, também já passamos", confirma a técnica em enfermagem.
Vacinas nas unidades prisionais
Nesta terça-feira estão sendo vacinadas as internas e os funcionários da Penitenciária Feminina. "Foram cerca de 1 mil doses para lá, e na quinta-feira vamos vacinar os detentos e os trabalhadores do Presídio Santa Augusta. Já fizemos a vacinação no CASE também", conta Kelli.