A maior data comemorativa para o comércio traz expectativas positivas aos lojistas. Segundo o economista da Fecomércio Pedro Henrique Pontes, as intenções de gasto para o Natal 2023 prometem um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Uma pesquisa realizada pela instituição aponta um gasto médio de R$ 689 por pessoa nesta época.
Ouça a entrevista completa com Pedro Henrique Pontes no 60 Minutos desta quinta-feira (14):
“Esse valor não é para um único presente, consumidores no geral compram quatro, cinco presentes, presenteiam a família toda. Então é um valor muito interessante. Além de ser superior ao do ano passado, da ordem de 30%, se considerarmos a inflação no ritmo de 12 meses, temos um crescimento real de 24% da intenção de gasto do ano passado para este ano”, frisou Pontes.
Influência do atendimento na hora da compra
O economista frisou ainda a influência do bom atendimento na decisão de compra do público. “O consumidor catarinense, em geral, gosta de presentear nas grandes datas, presentes com muita qualidade, e é muito atraído pelo atendimento. Se o estabelecimento comercial não tem um atendimento padrão excelência, é difícil se manter em Santa Catarina, porque o consumidor é bem exigente”, concluiu Pontes.