Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estarão disponíveis para emissão já a partir desta quarta-feira, 15, em Criciúma. A novidade deste ano é que os contribuintes poderão ter acesso aos carnês não apenas pela internet, como também em diversos outros pontos do município.
Segundo o secretário da fazenda de Criciúma, Celito Cardoso, o reforço no atendimento para a emissão deste documento surge justamente com o objetivo de facilitar o acesso do contribuinte.
“Além da disponibilização na internet, contaremos ainda com um posto na Prefeitura em que o pessoal realizará o atendimento para a retirada do carnê, assim como nas intendências do Rio Maina, Mãe Luzia, Santa Luzia e Quarta Linha. O Procon, no centro da cidade, e todos os cartórios do município também estarão disponibilizando um ponto para o contribuinte que quiser realizar esta impressão”, destacou o secretário.
Os contribuintes que desejam pagar a vista o IPTU terão até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento, que não terá nenhum desconto quando comparado ao valor parcelado. Além disso, o pagamento a vista será obrigatório para aquele carnê cujo valor seja menor do que R$ 200. Já para quem prefere, e pode, parcelar o IPTU, o pagamento poderá ser em até 10x, até dezembro deste ano.
Além disso, a taxa de lixo, cobrada juntamente com a conta de água até meados do ano passado, também voltará a estar presente no documento do IPTU. “Como houve aquela interrupção do contrato em agosto, junto com a Casan, ela [a taxa] voltou para o carnê do IPTU. A taxa de lixo estará destacada no documento do IPTU”, concluiu Celito.