A Receita Federal disponibilizou a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes podem verificar se estão incluídos neste lote e quando o pagamento será realizado. Este lote beneficiará 5.347.441 contribuintes, que receberão suas restituições no próximo dia 30, sexta-feira, somando mais de R$ 6,8 bilhões.
Para fazer a consulta, basta acessar o site da Receita Federal (clique aqui) , informar CPF, data de nascimento e ano do exercício da declaração (2024). Aqueles que tiverem direito à restituição receberão o valor diretamente na conta bancária informada na declaração de imposto de renda ou na chave PIX indicada.
Este é o penúltimo lote de restituição de 2024. Quem não receber agora, terá de esperar até o quinto lote, que será pago em 30 de setembro.
Quem recebe a restituição do IR no 4º lote?
A ordem de pagamentos é definida por prioridade, seguindo a distribuição abaixo:
- 15.077 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
- 84.659 Pessoas com mais 60 anos;
- 7.168 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave ;
- 27.372 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 47.238 Moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes;
- 261.019 Pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX;
- 4.904.908 de contribuintes não prioritários.
Entre aqueles não prioritários, os pagamentos seguirão a ordem de data de entrega da declaração pelo contribuinte.
Declarações anteriores
Este quarto lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Isso significa que quem não foi incluído nos lotes anteriores pode, finalmente, ter o valor liberado nesta etapa.
Os recursos estarão disponíveis na conta informada a partir da data estabelecida pela Receita. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve procurar uma agência bancária para regularizar a situação.