Depois do empate em 1 a 1 o tempo normel e na prorrogação, a Itália venceu a Inglaterra nos pênaltis e conquistou a segunda Eurocopa de sua história. Em campo, o imbitubense, ítalo-brasileiro, Jorginho. Ele até desperdiçou a sua cobrança, mas na seguinte o goleiro italiano Donnarumma defendeu a cobrança de Saka e garantiu o título.
Confira também:
Jogando em casa, em um dos maiores templos do futebol mundial, Wembley, a Inglaterra abriu o placar no início do jogo com Shaw em um bonito chute de primeira. O empate da Azurra veio somente no segundo tempo com o zagueiro Bonucci. O placar de 1 a 1 se arrastou por toda a prorrogação, levando a decisão aos pênaltis. Ao final: 3 a 2 para a Itália.
Esta é apenas a segunda conquista italiana da Eurocopa, em 1968. A Azzurra também teve dois vices, em 2000 e 2012. Os italianos agora estão empatados com a França na segunda posição na lista dos maiores vencedores do torneio. Alemanha e Espanha, ambos com três taças, estão no topo.Já a Inglaterra, nunca levantou a taça, aliás, esta foi a primeira final dos ingleses.