O verão se aproxima e as principais praias do Sul de Santa Catarina já esperam um grande fluxo de turistas. Em Jaguaruna, município que abriga alguns dos balneários mais visitados da região, a cidade já se prepara para o movimento, desde um evento de réveillon, até paisagens cercadas por dunas e vegetação.
São 37 quilômetros de extensão de praias, que abrigam 12 praias. Dos principais balneários, estão Paraíso, Nova Camboriú, Figueirinha, Arroio Corrente, Campo Bom, Esplanada e Torneiro. Além disso, o município conta com paisagens e pontos turísticos, desde a Laje da Jagua, onde ocorrem as maiores ondas do Brasil, até cenários culturais, na área arqueológica de Balneário Garopaba do Sul, com o maior sambaqui do mundo.
“Nossas dunas também são muito bonitas. Tem muitos locais para explorar. A gente está evidenciando esses pontos, mas demora um pouco, não é um processo da noite para o dia. Temos que tentar ter um controle de todo esse espaço. Contamos com a conscientização dos frequentadores também para manter a praia limpa”, destaca o secretário de Turismo da cidade, Dante Gentil.
Principais distâncias
Florianópolis | 161 quilômetros | 2 horas 3 minutos |
Criciúma | 52,1 quilômetros | 46 minutos |
Porto Alegre, RS | 308 quilômetros | 3 horas 30 minutos |
Curitiba, PR | 442 quilômetros | 5 horas 37 minutos |
Segundo Dante, depois do período de pandemia, a volta do evento de réveillon foi uma solicitação do público. Por isso, este ano, a festa será em Balneário Esplanada. A programação conta com bateria de fogos próximo a orla e shows locais com Elton e Everton, Beto Cardoso, Arritmia e DJ Galo.
O evento será realizado no centro do Balneário, na beira-mar, próximo a orla no fim da avenida. “É um balneário bastante frequentado e que demanda de uma organização maior. O pessoal acabava fazendo uma festa desorganizada, a gente optou por fazer um evento mais organizado no local”, destaca Gentil.
Orla reforça segurança
Em relação a segurança, um novo posto de salva-vidas foi construído no Balneário Esplanada. A partir deste ano, a beira-mar contará com dois postos. Agora, é preciso delimitar os locais de banho para que os profissionais possam ter controle dos banhistas, que precisam ficar atentos. A circulação de veículos será proibida.
Com o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia, Jaguaruna realiza a 1ª edição da Festa da Melancia. O evento será realizado do dia 12 a 15 de janeiro no Balneário Arroio Corrente. Muitas atrações farão parte da festa: um arrancadão de tratores, show nacional e gastronomia bastante requintada.
“A gente buscou programar uma gama de atrações. Nós conquistamos esse título e optamos por casar essa demanda de turistas com a safra da melancia. Um evento muito bonito para a gente poder receber o pessoal e valorizar o agricultor que tanto merece”, ressalta o secretário de Turismo.
Pela primeira vez, o município abriu um edital para organizar o comércio ambulante, tanto na orla, como em locais específicos fora dela. Além disso, é um objetivo do setor turístico incentivar a área gastronômica, em geral, que, hoje, ainda é uma carência em Jaguaruna. Inclusive, há um espaço empreendedor que está aberto para investidores que se mostrarem interessados.