Conhecido popularmente como "Rei da Praia", o atual prefeito do município de Balneário Rincão pode ser considerado o divisor de águas do local. Jairo Custódio foi o responsável por alterar a paisagem da cidade. Com melhorias na infraestrutura, segurança e saúde, Custódio tornou o município mais atrativo. E sua trajetória pessoal e política foi o assunto do programa Nomes & Marcas desse final de semana.
Nascido na região da Lagoa dos Esteves, no bairro Pedreiras, Jairo cresceu e fez crescer o Balneário Rincão. Ainda criança ajudou o pai na colocação de grama em muito dos lotes do então distrito. Tentou viver fora do país, mas a aventura em Portugal durou apenas 4 meses, pois viu que não era o que queria para o seu futuro. Em 1997 é intitulado como sub-prefeito do distrito de Balneário Rincão, dando início nas sua trajetória política.
Enquanto sub-prefeito, Jairo percebeu que o distrito teria maiores chances de prosperar se virasse um município. Em 2000 se candidatou como vereador em Içara trazendo entre as suas propostas a emancipação do Rincão. Diversos empecilhos foram surgindo na época, como a exigência de que toda a cidade votasse no plebiscito e não mais somente os moradores do distrito. Apesar das dificuldades, Custódio persistiu na luta e convenceu a maioria dos içarenses de que era melhor dividir os municípios.
Apesar da vitória em 2002, a emancipação só se concretizou em 2012. Mesmo não sendo mais vereador, Jairo se manteve na batalha pela transformação de Balneário Rincão em cidade. Contatou Juízes do Supremo Tribunal Federal, mobilizou ação com deputados de diversos Estados e senadores. Por fim, foi o responsável em apresentar o então distrito para o Ministro Marco Aurélio que despachou favorável para a emancipação e transformação em município.
Quando eleito ao cargo de prefeito, Jairo batalhou por melhorias na cidade. Reduziu o número de cargos. Foram 70 vagas comissionadas e 4 secretarias a menos. Dedicou o ano para o desenvolvimento de projetos. Projetos que se concretizaram e hoje mostram uma cidade diferente aos moradores e turistas. A criação do calçadão, a melhoria das ruas em diversos bairros e os investimentos na saúde e segurança, foram algumas das ações responsáveis por essa divisão de águas.
Ouça a trajetória completa na reprise do programa Nomes & Marcas neste domingo, 14, às 11h30 ou agora pelo podcast: