Amargando a oitava colocação do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, o Criciúma pode ser rebaixado para a quarta divisão neste sábado, 5 - mas só depende de si mesmo para se salvar. Às 19h, o Tigre enfrenta em pleno Estádio Heriberto Hülse o Brusque, terceiro colocado do grupo e que visa uma vaga para Série B.
Com 18 pontos, somente um a mais do que o São Bento, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, o Criciúma precisa vencer o Brusque para eliminar qualquer chance de queda. A vitória faz com que o clube chegue à 21 pontos e, independente do resultado de São Bento x Ituano, a permanência na Série C está concretizada.
Um empate ou derrota do Tigre, no entanto, ainda dá margem para um possível rebaixamento. Isso porque, caso o Criciúma não vença a partida de sábado e o São Bento garanta os três pontos, o time paulista chegaria aos 20 e rebaixaria o Tigre para a quarta divisão.
Caso o São Bento empate, no entanto, o Criciúma pode até perder, já que possui uma vitória a mais do que o clube paulista na competição, primeiro critério de desempate do campeonato.
Série de jogos sem vencer
Já faz quase dois meses que o Criciúma não vence uma única partida na Série C. A última vez que o clube garantiu os três pontos na competição foi no dia 11 de outubro, quando venceu o Londrina pelo placar de 2x1, jogando em casa. De lá pra cá, já são sete jogos sem vencer no campeonato.
Foram três empates e quatro derrotas nos últimos sete jogos, sendo a última contra o São José, fora de casa, no dia 28 de novembro. Já o São Bento vem de resultados mais concretos. Nos últimos sete jogos, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. Na última partida, o clube venceu o Boa por 1x0.