Utilizando o conhecimento e inspirados no filme “Sully: O Herói do Rio Hudson”, de 2016, os professores Antônio Netto, Dawson Barcelos e Rodrigo Pironti desenvolveram independentemente, o sistema de capacitação Jogo Gov.
O Gov une gamificação e tabuleiro, sendo destinado ao treinamento de gestores públicos. Conta com atividades como gestão de riscos, licitações e planejamento. O sistema não é um software e não pode ser comprado. Para ser executado ao menos um dos criadores deve estar presente.
“De maneira simples, é um grande tabuleiro de banco imobiliário, mas totalmente diferente. O objetivo de cada equipe é chegar ao final da contratação pública com sucesso”, explicou um dos criadores do sistema, o advogado Dawson Barcelos, servidor do Tribunal de Contas da União (TCU).
Os jogadores são divididos em quatro grupos e simulando condições reais, são estimulados a tomarem decisões. A duração das partidas varia entre 2h e 4h. Os times tem o objetivo de encontrar decisões que valorizem o dinheiro público.
“É uma maneira de aprimorar a maneira como os gestores públicos são capacitados. Ele é aplicado após cursos de gestão”, afirmou Dawson.
O Gov já foi utilizado em empresas e órgãos públicos, alcançando grande satisfação dos participantes. Uma delas aconteceu em Brasília, no Senado Federal.