O prefeito de Joinville, Udo Dohler (MDB), assinou o decreto para a instituição de um novo modelo de estacionamento rotativo. O sistema será gratuito por até duas horas e deverá contar com 905 vagas. No começo serão 764 espaços para veículos, sendo que a totalidade deverá ser atendida em 2020. A expectativa é que passe a funcionar já em abril, conforme ele destacou em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
“Foi um modelo que analisamos aqui. Isso pode ser alargado para outras cidades. Buscávamos que a gente tivesse mais mobilidade no Centro e com esse estacionamento rotativo vamos liberar o acesso ao Centro. Temos um software que cuida desse estacionamento, então se passar de 2h está sujeito a multas e pontos na carteira. Os agentes de trânsito e a guarda municipal que vão operar o sistema”, afirmou.
Antes de passar a funcionar haverá a instalação de placas indicando as vagas, na sequência serão 10 dias de testes, sem multas. O modelo foi criado pela equipe da Prefeitura. “Desenvolvemos por conta da casa, nossos técnicos de TI e mobilidade se uniram e surgiu essa oportunidade. Antes se discutia quanto cobrar pelo estacionamento e isso foi eliminado por fazer com que o usuário não pagasse”, destacou Dohler.
Confira a entrevista na íntegra: