Um projeto que irá transformar o sul de Santa Catarina. A fala é do Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado, Luciano José Buligon, sobre a Política Estadual de Transição Energética Justa. Em entrevista ao programa da rádio Som Maior, intitulado como Ponto Final, na última quinta-feira, 21, ele deu mais detalhes sobre o assunto.
A proposta já foi entregue à Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Moisés. Trata-se de um plano considerado a nova política estadual do carvão. Conforme o Buligon, será a primeira transição justa do Brasil. “Queremos investir em inovação e pesquisas para transformar o carvão”, destacou.
Junto da transição justa, o carvão fará o processo conhecido como pivotar, ou seja, deixará de produzir carbono dentro de um prazo. Desta forma, irá manter os mais de 21 mil empregos que o mineral gera, mantendo a economia de aproximadamente R$ 5 bilhões dos municípios. “Com o pivotamento, irá transformar a Jorge Lacerda”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado.
O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda de Capivari de Baixo é responsável por mais de 25% da produção de energia de Santa Catarina. “Não é importante apenas para o sistema catarinense energético, pois serve como um backup para os sistemas nacionais se mantêm interligados no Brasil”.