Vitor Wagner Abreu, de 17 anos, se consagrou vice-campeão do Campeonato Sul-Americano Rubki’s WCA 2022 - um evento de cubo mágico. O jovem, que é natural de Florianópolis, mas mora há quatro anos em Urussanga, é campeão nacional do esporte, na modalidade megaminx. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho.
“Resolvo o cubo mágico há sete anos. Em 2019, fui campeão brasileiro na mesma competição”, comenta o jovem. A competição é reconhecida pela World Cube Association (WCA) e organizada pela Associação Brasiliense de Cubo Mágico (ABRACM).
A média do jovem foi de 39.16 segundos, com um tempo único de 35.43 segundos. "Esses são os novos recordes brasileiros", enfatiza Abreu. O torneio ocorreu em Brasília e, para conseguir ir até a capital, foi preciso criar uma vakinha on-line para arrecadar fundos.
“Foi criada mais ou menos uma semana antes do campeonato, conseguimos arrecadar R$ 2.230. Mas, também tive uma grande ajuda da Alumasa, da DS Travel e o Grupo IBRAP. Sem isso não teria sido possível a minha ida”, ressalta o jovem.
O que é megaminx?
Os campeonatos têm algumas modalidades diferentes, as modalidades são diferentes cubos, ou a forma como se resolve o cubo mágico tradicional. O megaminx é um quebra-cabeça com 12 lados e um total de 50 peças móveis.