Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Jovens criciumenses participam de estadual de ginástica rítmica

Categoria pré-infantil, de 9 a 10 anos, terá apresentações virtuais nas sedes dos clubes

Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 09/07/2021 - 08:00
Perspectiva é trazer medalhas para Criciúma (Foto: Divulgação)
Perspectiva é trazer medalhas para Criciúma (Foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sete atletas da categoria pré-infantil do SER Mampituba/FME Criciúma participam na sexta-feira, 9, do torneio estadual de Ginástica Rítmica, organizado pela Federação de Ginástica de Santa Catarina. 

 competição será feita virtualmente, cada equipe realiza as provas em sua própria sede, com transmissão via Zoom para a arbitragem e pelo canal da Federação no YouTube para o público.

De acordo com a técnica e coordenadora da equipe de ginástica do Mampituba/FME Criciúma, Júlia Casagrande Bitencourt, a perspectiva para a competição estadual é trazer medalhas para Criciúma.

"Temos meninas muito boas participando. Das 47 crianças, só três ganham medalhas, a disputa é acirrada. Temos material bom de meninas e acreditamos que uma medalha vamos trazer para a casa", comentou.

Essa será a primeira vez que as meninas da categoria pré-infantil, de 9 a 10 anos, participam de uma competição oficial. Porém, segundo Julia, não será um fator de nervosismo para as atletas criciumenses.

"Nas copas amistosas que a gente participou, elas ganharam muitas coisas. Para elas não tem tanto esse peso, de ser a primeira competição oficial, porque participaram dessas outras competições. Elas já têm experiência, estão ansiosas, claro, mas estão acostumadas", relatou a técnica.

As criciumenses estarão no tablado a partir das 14h30. Competem pelo time Mampituba/FME Criciúma as atletas Lavínia Perdoná Vieira, Anaruê Morais de Lima, Sofia Vargas Prestes, Alice Ozório da Rosa, Maria Laura Ghislandi Napoli, Maria Laura Venturini Mondardo, Ana Laura Machado Cardoso. 

O projeto de ginástica rítmica de Criciúma está de pé desde o ano de 2017. Atualmente, são 30 atletas de alto rendimento, que não pagam pelos treinos, e 50 em escolinha. O Mampituba fornece a estrutura, enquanto a FME auxilia na inscrição nas competições.

Após a parada nas competições no ano passado por conta da pandemia, o time criciumense participou de dois torneios em 2021, o último há duas semanas na categoria juvenil. 

Segundo Julia, o caráter online das competições traz pontos positivos e negativos. "Acaba sendo mais confortável por elas estarem competindo no ambiente que costumam treinar. Ao mesmo tempo, não tem aquela emoção de público, o frio na barriga e o contato com outros atletas. O ponto positivo é estar em casa e estamos podendo competir, o que também é bom", diz.

"Dificulta um pouco a evolução dos atletas. No presencial o psicológico é diferente, em casa elas estão na zona de conforto. Não ver os outros atletas atrapalha, porque vendo os outros a gente evolui, mas estamos nos virando como dá", pondera.

Participam do torneio estadual pré-infantil, além do Mampituba/FME Criciúma, as equipes Joinville, Agiblu (Blumenau), Agin (Blumenau), Adiee (Floripa), Astel (Floripa), Uni GR (Balneário Camboriú), Itapema, Agis (São José)

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito