Nesta quarta-feira, 15, o poder judiciário de Santa Catarina nomeou 32 novos juízes substitutos. A sessão solene ocorreu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nomeou os novos magistrados que foram aprovados em concurso público encerrado no último mês de dezembro. Dentre os juízes que assumiram, uma curiosidade. A londrina Adriana Inácio Mesquita de Azevedo.
Filha de cariocas, a magistrada nasceu em Londres, capital da Inglaterra, mas logo chegou ao Brasil. Apesar disso, ela é brasileira nata, pois foi registrada no consulado brasileiro de Londres. "Fui registrada na parte consular e quando vim ao Brasil pela primeira vez, fui no registro de pessoas naturais", explica Adriana.
"Tive a ajuda de vários professores, muitos colegas. O processo é dificílimo, mas encarei com toda a minha seriedade e meu compromisso. Foi uma longa jornada, mas consegui lograr êxito", falou a nova juíza sobre o processo seletivo.
A juíza substituta Helena Vonsovicz Zeglin discursou em nome de todos os 32 magistrados empossados. "A solenidade de hoje é a concretização de um projeto de vidas. Digo vidas, no plural, porque esta é uma realização compartilhada", enalteceu Helena, lembrando o papel de familiares e amigos ao longo do percurso de cada um. "Se para alguns a Justiça é uma utopia, para nós, ao ingressarmos na carreira da magistratura, transforma-se numa missão de vida", discursou.
No encerramento da sessão, o presidente Rodrigo Collaço enalteceu a qualidade da formação da nova turma e cumprimentou pessoalmente o desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, 1º vice-presidente do TJ e presidente da Comissão do Concurso, pela dedicação à missão. "Temos a absoluta certeza e segurança de que estão todos devidamente preparados. É esperançoso que o discurso da juíza substituta tenha centrado na função do juiz, nos desafios que se apresentam na magistratura", reconheceu.