Os perfumes e sabores de frutas nativas foram enaltecidos durante o lançamento da 11° Vindima Goethe, em Urussanga, a tradicional celebração da colheita da uva. Autoridades locais e italianas, representantes de hotéis e restaurantes acompanharam o ato, ontem, que apresentou os detalhes da edição, que acontecerá de 18 a 20 de janeiro de 2019, quando a rara variedade de uva, inclusive reconhecida pelo movimento internacional Slow Food, será colhida na região Vales da Uva Goethe, única Indicação de Procedência do setor vinícola em Santa Catarina, localizada no Sul.
Anualmente a região recebe visitantes atraídos pelos encantos do enoturismo. A programação do evento contempla diversas atividades tradicionais como colheita nos parreirais, esmagamento das uvas com os pés, piquenique, visitação nas vinícolas, além de uma imersão na praça central com venda de artesanatos e produtos coloniais, exposições e manifestações artísticas, celebração religiosa, homenagens e confraternização com o famoso tombo da polenta gigante.
“Esta edição trará algumas novidades como degustações orientadas de vinhos feitas por uma sommelier de São Paulo, voo de balão sob os parreirais (ambos serviços oferecidos sob reserva antecipada), espaço “La Fontana”, imersão cultural em uma vinícola centenária e lançamento de produtos cosméticos derivados da uva e do vinho”, frisou o diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Nevton Bortolotto.
O ato foi finalizado com uma harmonização da enogastronomia local conduzida pelo administrador da vinícola Casa Del Nonno, Matheus Damian. A 11ª Vindima Goethe será uma realização do Governo Municipal de Urussanga, da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) e Departamento de Cultura e Turismo, Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU) e agência de turismo DS Travel.