A medicina esportiva está evoluindo a cada ano. A figura do fisioterapeuta tornou-se indispensável no futebol de alto rendimento. O profissional de fisioterapia não atua apenas na recuperação de lesões, mas no trabalho preventivo, identificando alguns fatores que podem levar o atleta a contrair algum tipo de lesão.
No Criciúma, não é diferente. O fisioterapeuta do clube, Fabrício Gonçalves, ressalta o trabalho da fisioterapia durante a pré-temporada. "No início de cada temporada costumamos fazer vários testes que envolvem força, flexibilidade, enfim, vários exercícios e várias técnicas utilizadas. Todos os atletas já fizeram e já passamos os laudos para a comissão técnica. A gente busca a prevenção de lesão", explica.
Para ele, a manutenção de boa parte do plantel para o ano que vem é um fator positivo. "A gente tem o conhecimento dos atletas. Claro, quando chega algum jogador novo, não temos a visão do histórico de lesões. Porém, temos o contato com os fisioterapeutas dos outros clubes e eles nos passam as informações", detalha Fabrício.
O fisioterapeuta informou, ainda, que o volante Léo Gonçalves deverá ser liberado para integrar o grupo em janeiro.
Já o atacante Tiago Marques completará nove meses de recuperação em março. Somente a partir daí, ele será reintegrado ao plantel. Ambos os atletas passaram por cirurgia no joelho neste ano.