Pela primeira vez dois brasileiros decidirão a Copa Libertadores da América em jogo único: nesta quarta-feira, 13, o Santos se impôs - mais uma vez - em casa, atropelou o Boca Juniors e carimbou a classificação para a final da maior competição de clubes da América.
Enfrentará na decisão o Palmeiras, que havia sofrido na terça para eliminar o River Plate. Será a terceira vez que dois brasileiros se enfrentarão na final da Libertadores: antes, em 2005, Atlético Paranaense e São Paulo, e em 2006 Internacional e São Paulo, decidiram o torneio, mas em final com jogos de ida e volta.
Na Vila Belmiro, Diego Pituca, o venezuelano Yeferson Soteldo e Lucas Braga marcaram os gols da vitória por 3 x 0 do Santos sobre o Boca, em partida iniciada às 19h15 desta quarta.
O time do litoral Sul de São Paulo tentará um inédito tetracampeonato da competição para os clubes brasileiros - atualmente está empatado com São Paulo e Grêmio como os maiores vencedores do Brasil na Libertadores, com três títulos cada.
Já o Palmeiras, que venceu o River Plate na semifinal por um agregado de 3 x 2 - vitória fora por 3 x 0 e derrota em casa por 2 x 0 -, tentará o bicampeonato.
A decisão será no dia 30 de janeiro, um sábado, no estádio Maracanã: com os portões fechados, devido à pandemia do novo coronavírus.