Uma das maiores empresas do sul de Santa Catarina e responsável pela produção de milhares de implementos rodoviários por ano, a Librelato completa nesta segunda-feira, 3, 52 anos de história. Fundada em 1969 através de uma pequena serraria produtora de carrocerias de madeira, a empresa alcançou notoriedade nacional em seu segmento e, atualmente, exporta produtos para diversos países do mundo.
De acordo com o CEO e funcionário mais antigo da empresa, José Spricigo, a Librelato passou por várias fases ao longo das últimas décadas. Fases essas que fizeram com que ela pudesse crescer cada vez mais.
“Ela iniciou com a fabricação de carrocerias que hoje já não fabricamos mais, uma linha leve. Em 1998 a gente fez o primeiro semi-reboque pesado. Em 2001, produzimos o semirreboque voltado para o grão, visto que hoje o agronegócio é uma grande alavanca. Ampliamos toda a parte administrativa e ainda trouxemos as matrizes de Capivari de Baixo e Orleans para Içara, ampliando a nossa área de produção”, pontuou o CEO.
Atualmente, a Librelato produz praticamente 100% dos produtos que transportam algum tipo de carga no Brasil, desde cargas fechadas à gerais, que transportam de autopeças à geladeiras e diversos outros tipos de produtos.
“Produzimos os tanques que transportam os combustíveis, assim como o basculante que transporta grão e cimento, ou a graneleira que transporta todo tipo de produto de caixarias e pallets. Atuamos em todo o segmento de transporte, e produzimos tudo isso em Criciúma e Içara”, ressaltou o diretor de operações da empresa, Marco Camargo.
Operando de norte a sul, leste a oeste do Brasil, a Librelato começa agora a aumentar ainda mais os seus trabalhos para fora do país. Recentemente, a empresa inaugurou uma representação no Quênia para a montagem de implementos no continente africano.
Dentre os vários planos para o futuro, está o de trabalhar com a venda de peças de alto giro em postos de combustíveis. “A pessoa chega lá com o caminhão e já vai ter a sua peça lá, para substituir”, pontuou Spricigo.