A Librelato é vencedora do Prêmio Catarinense da Excelência 2022. Neste ano, a empresa conquistou a categoria máxima e recebeu o Troféu Diamante Nível IV, classificada com 750 pontos pelo Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC).
A implementadora é a primeira empresa do Sul de Santa Catarina e a quarta do estado a alcançar essa colocação. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (6), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC).
Para receber o troféu, estiveram presentes a diretora administrativa financeira da Librelato, Simone Martins, o coordenador de Estratégia e Novos Negócios, João Vitor Librelato, e o gerente de Excelência Operacional da Librelato, Rodrigo Corso, além de outros profissionais de diversas áreas da empresa que participaram da auditoria e foram convidados pela implementadora para prestigiar a cerimônia.
O destaque na implementação de ferramentas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG) vai ao encontro de práticas adotadas pela Librelato nos últimos anos e que estão relacionadas aos oito Fundamentos de Excelência. São eles: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança transformadora, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.
Um exemplo disso é o Sistema Librelato de Excelência (SLE), projeto que envolve todas as áreas da Librelato com a finalidade de desenvolver processos de maneira organizada e prática e, consequentemente, aumentar a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.
"Com o objetivo de trazer melhor análise de desempenho para a gestão da Librelato, estamos sempre estreitando a relação entre colaboradores e gestores e diminuindo a burocracia dos processos internos. Por isso, atingir a classificação máxima do Prêmio Catarinense da Excelência significa um grande avanço para nós. Estamos muito agradecidos pelo reconhecimento", comenta a diretora administrativa financeira da Librelato, Simone Martins.
Para Leonardo Costa, presidente do Excelência SC, esse reconhecimento é uma das principais estratégias para melhorar a competitividade das organizações e a qualidade de vida dos catarinenses. "A Librelato ser ganhadora significa que ela está, principalmente, gerando resultados consistentes e sustentáveis. Esse com certeza é um grande ganho para a Librelato e para todos os demais envolvidos, como fornecedores e a sociedade como um todo. Afinal, todos se beneficiam quando uma organização aplica conceitos de classe mundial", diz.
Excelência SC
O Excelência SC promove o Prêmio Catarinense da Excelência, que é uma forma de incentivar a qualificação das empresas. Para cumprir sua missão, o Movimento dissemina o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. As organizações passam a ser reconhecidas na excelência da gestão, tornando-se referência para as demais, o que gera grande visibilidade, além dos benefícios que a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão proporciona.
Librelato
Fundada em 1969, na cidade de Orleans, SC, a Librelato é hoje uma das mais inovadoras fabricantes de implementos do Brasil. Com cerca de 1,6 mil profissionais, a empresa concentra suas fábricas em seu Estado natal, sendo duas unidades em Içara e uma em Criciúma. Seus 60 representantes estão estrategicamente instalados em todas as regiões brasileiras, assim como em países da América do Sul como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.
A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos do País. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens: para aplicações em carga seca, graneleiro, carrega tudo, tanque aço carbono policêntrico, tanque aço carbono cilíndrico, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, tanque aço inox cilíndrico, canavieiro e frigorífico.