A Liga Forte Futebol (LFF) aprovou a proposta de um fundo de investimentos dos Estados Unidos, que foi apresentada pela XP Investimentos. A aprovação ocorreu por unanimidade. A Assembleia Geral Extraordinária ocorreu nesta quarta-feira (21), no salão nobre das Laranjeiras, sede do Fluminense, no Rio de Janeiro.
O identidade do fundo de investimentos é mantido em sigilo, mas de acordo com as informações a oferta aprovada é bilionária, e maior do que os US$ 900 milhões oferecidos por um percentual entre 10% e 20% da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) pelo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes.
A expectativa da Liga Forte Futebol é que toda a negociação seja concluída em até 90 dias, no entanto, o documento assinado pelos clubes filiados não impede que outros investidores entrem na disputa.
De acordo com nota da LFF - "A proposta aprovada é válida para os clubes da LFF de forma independente e também para uma eventual liga única de 40 clubes, caso ocorra uma unificação. A expectativa da LFF é de conclusão de toda a negociação de investimento em até 90 dias. A LFF reafirma sua crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil".
Fazem parte da Liga Forte Futebol os seguintes clubes: ABC, Athletico PR, Atlético MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Vila Nova e Tombense.