De 1989 a 1992, o Criciúma conquistou três vezes o Campeonato Catarinense, uma Copa do Brasil e foi sensação na Taça Libertadores da América. Esse momento mágico do clube é resgatado no livro “Máquina do Carvão”, do jornalista João Lucas Cardoso, que será lançado no dia 28 de maio, no Tigre Sports Bar.
“São quase 400 páginas que resgatam desde a formação da equipe, em 1989, até a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores de 1992”, afirma João Lucas.
Na estreia como escritor, o jornalista traz uma obra recheada de episódios ainda inéditos, revelados por mais de 25 entrevistados, entre jogadores, técnicos, dirigentes e adversários.
Histórias inéditas
"Os personagens que fazem parte da história do Criciúma revelam bastidores e muitas histórias, até então, inéditas para muitos torcedores do Tigre. O interior do livro tem algumas imagens de acervo pessoal, fotos do acervo do fotógrafo Ulisses Job e também ilustrações de todos os gols de título da equipe, feitas pelo ilustrador Junis Laureano, também autor da ilustração da capa", antecipa o autor.
"Torcedores do Tigre e apaixonados por futebol, especialmente do catarinense, vão encontrar mais que relatos dos principais jogos e conquistas. É uma biografia de um time de futebol que marcou época e conta suas histórias vividas em treinamentos pela região carbonífera, em estádios do Brasil e vestiários", resume João Lucas.
O livro será comercializado no lançamento e, depois, pelo site da Carbo Editora. Até lá, as novidades podem ser vistas também no instagram @maquinadocarvao.