O maior grupo supermercadista de Santa Catarina, o Koch, vai se instalar no Sul. A cidade escolhida foi Garopaba. A expansão também deve incluir, ainda neste ano, Laguna e Imbituba, resultando em mais cinco novas lojas. Atualmente, a rede conta com 55 unidades espalhadas pelo estado. No ranking nacional, a empresa está na 13º colocação entre as maiores do setor, superando o Giassi e o Angeloni.
Para o cofundador e CEO do grupo, José Evaldo Koch, o Sul catarinense tem muito potencial de crescimento. "Nosso planejamento é crescer em outras cidades de Santa Catarina e o Sul do estado está nesse plano. Nós temos algumas unidades para inaugurar na região, começando por Garopaba e vai descendo com mais lojas", destaca.
O grupo Koch nasceu na cidade de Tijucas, onde foi inaugurada a primeira unidade há 28 anos. Das 55 lojas, 35 são da bandeira Komprão Atacadista, voltada para o atacado, e as outras 20 unidades são focadas no varejo. "Os dois modelos são promissores. Um trabalha o cliente que quer experiência, frescor, perecível, mais mix. Esse vai no varejo. E quem, principalmente, busca preço e volume, vai no atacado", explica.
Apesar do sucesso do atacarejo, o CEO acredita que a tendência é que as modalidades estejam em equilíbrio num futuro próximo. "Hoje, a inflação está acima de 15% no setor do alimento. Imagina o quanto isso está corroendo o salário do trabalhador. Quanto mais isso acontece, inflação alta e juros caros, mais precisa ir em lojas onde consegue comprar mais barato", defende.