Mais de 1 tonelada de fios obsoletos foi recolhida durante a primeira Operação Limpa Fios em Criciúma, realizada nesta sexta-feira (4). O trecho contemplado foi o da rua Marechal Deodoro, com início na esquina com a rua Felipe Schimidt até próximo da rua Coronel Marcos Rovaris, na região central. A ação foi coordenada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em parceria com a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento e da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). O objetivo foi organizar a fiação nos postes de energia e reduzir a poluição visual da cidade. A ação visa à remoção de fios inativos, rompidos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica.
Segundo o diretor de Iluminação Pública, Celsinho Menezes, a primeira operação foi realizada em formato de teste. A ideia é realizar os trabalhos a cada 15 dias em diferentes bairros do município. “Por se tratar da primeira operação, fizemos alguns ajustes técnicos na forma de operar, o que exigiu um tempo maior do que esperávamos. Entretanto, a ação representa um grande passo para a cidade. Conseguimos recolher um grande número de fios. O resultado visual já é perceptível”, destacou Menezes.
Cada empresa de telefonia e internet disponibilizou, em média, um veículo e dois operadores para a remoção de seus cabos dos postes. Uma equipe da Prefeitura de Criciúma realizou a coleta dos fios obsoletos para descarte adequado, já que os materiais não são recicláveis, com um caminhão e auxílio de operadores da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Ao todo, dez postes foram reorganizados com cabos etiquetados conforme a empresa responsável.
"Tivemos alguns desafios operacionais, mas a integração entre as equipes funcionou muito bem. Essa ação é fundamental para que as empresas cumpram a regulamentação da Anatel e mantenham suas estruturas em conformidade", finalizou o diretor.
Regulamentação Anatel
A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. A resolução determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes são de responsabilidade das próprias empresas.
Ao aderirem à Operação Limpa Fios, as operadoras ficam isentas de penalidades previstas na regulamentação. Por outro lado, as empresas que não participam da ação podem ser notificadas e, eventualmente, sancionadas.