Com o objetivo de unir a comunidade e disponibilizar informações e serviços aos presentes, Içara realizou o Rua de Lazer e Cidadania. Durante o período vespertino de sábado, dia 1º, serviços do Governo de Içara que contou com o apoio do Procon, Sine/IGP, Fundai, Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Departamento de Trânsito/Sest/Senat, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde foram oferecidos gratuitamente à população.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Fabiana do Amaral, a presença da comunidade reforçou a importância das ações. "Consideramos importante oferecer esse tipo de serviço, pois favorece a interação e aproxima os cidadãos de atendimento que muitas vezes eles não conseguem ter acesso durante a semana", comentou.
O dia de atividades contou com apresentações musicais e de teatro, realização de testes rápidos, orientações dos órgãos presentes, além da distribuição de 50 mudas de plantas realizadas pela Fundai. "Ficamos felizes com a presença da comunidade, onde pensamos em proporcionar um dia diferente e único na vida dos moradores", comentou a coordenadora do Cras Jaqueline, Rita de Cássia Vieira.
As mais de 250 pessoas que estiveram no local também puderam degustar pipoca, algodão doce e refrigerante. "As crianças adoraram essas atividades e é importante ter esse tipo de ação que envolve cidadania e cultura aqui na comunidade", disse a dona de casa Silvana Rodrigues.
Também teve balé em Içara
Os movimentos do Balé tomaram conta do ginásio da escola Salete Scotti dos Santos em Içara durante o sábado. Foram 50 apresentações envolvendo 250 bailarinos que encantaram o público durante o Içara em Balé. Ao todo, sete municípios da região sul do estado estiveram presentes no evento, que serviu também como uma troca de experiências.
De acordo com o professor de Balé da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE), Lucas Fernandes, o objetivo do evento foi apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano todo. "São bonitas apresentações que trouxemos ao público com intuito de mostrar para os pais e também para a comunidade o trabalho que realizamos", explicou.
Com diferentes temas, 15 professores estiveram envolvidos nas apresentações. De Criciúma, Graziela Zanette veio acompanhar a filha na apresentação e se demonstrou satisfeita com a oportunidade. "Acho interessante este tipo de evento, pois reforça a cultura e possibilita que elas se sintam realizadas em se apresentar para o grande público", disse a moradora do bairro Quarta Linha.
O prefeito Murialdo Gastaldon também esteve no local e reforçou a importância da dança. "Nosso município tem conquistado muitos prêmios com balé e acreditamos que essa arte possa mudar cada vez mais a vida das alunas", falou.
Ao fim de cada participação, os participantes receberam um certificado de agradecimento. "O Balé representa a oportunidade de mudança de vida e torcemos para que cada vez mais tenhamos pessoas interessadas na dança", comentou a diretora da FMCE, Maria Tereza Chagas.