Liderado por entidades de Criciúma e região com o objetivo de amenizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19, o Movimento Juntos de Coração conta a cada dia com a adesão de novos parceiros. Nesta semana, mais empresas abraçaram a causa, que tem como metas levar alimentos às famílias mais vulneráveis, confeccionar e estimular o uso de máscaras faciais, adquirir equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde e kits de análise para identificação do novo coronavírus, além de promover ações de apoio aos empresários.
Participando da iniciativa, o Shopping Pórtico vai utilizar a verba que seria destinada à campanha de marketing para o Dia das Mães em cestas básicas. "Sempre temos as nossas ações normais de varejo e chegamos a ensaiar e montar uma campanha, mas então surgiu a ideia de converter esse valor em cestas básicas", comenta Rudinei da Rosa Gomes, responsável pelo marketing do empreendimento.
O passo seguinte foi definir o destino da doação. "Optamos pelo Juntos de Coração porque tem a assinatura de entidades idôneas", ressalta Gomes. E a contribuição não para por aí.
"O gestor do Pórtico, Gustavo Dagostim, sugeriu que déssemos um desconto nas compras aos clientes que trouxessem alimentos, para ampliarmos a arrecadação. Conversamos com os lojistas, houve a aceitação e tocamos o projeto adiante", detalha. Assim, quem doar um quilo de alimento não perecível receberá um abatimento de 15% nas compras, para pagamentos à vista, no débito ou no crédito em uma vez.
Pontos de coleta
Também engajada ao Movimento Juntos de Coração, a rede dos Supermercados Manentti tornou-se um ponto de coleta de alimentos não perecíveis, com o intuito de auxiliar as famílias que estão passando por necessidades neste momento. A campanha acontece nas lojas de Criciúma e Forquilhinha, totalizando seis locais.
"Em todas as lojas, colocamos um banner na entrada, com um carrinho e um cartaz. Também divulgamos nas nossas redes sociais para mobilizar as pessoas a participar", relata Débora Dal Moro Eufrásio Nunes, gerente de RH e Marketing da rede.
Ela salienta que toda doação será bem-vinda, mas solicita que sejam doados, preferencialmente, biscoitos, leite e café. "Porque esses itens em geral não vêm em cestas básicas e há muitas famílias com crianças e idosos", justifica.
De acordo com Débora, a decisão de participar da iniciativa se alinha à responsabilidade social, que faz parte da missão da rede. "O Manentti participa ativamente de várias ações e não iria ficar fora neste momento, quando aumentou muito o número de necessitados, por conta das restrições de atividades", pontua.
"Agradecemos ao Shopping Pórtico e ao Manentti, por também abraçar esse movimento de solidariedade, pois toda ajuda é muito bem-vinda neste momento. Contamos com a adesão de outras empresas e da comunidade, porque assim conseguiremos alcançar um número maior de pessoas que estão sofrendo com a perda de renda em uma hora tão delicada", destaca o presidente do Conselho Superior da Acic, César Smielevski, também coordenador do Comitê Executivo das entidades promotoras da ação.
Sobre o movimento
O Movimento "Juntos de Coração" envolve a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Criciúma, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Regional Sul e Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri). A Somarsul (Lojas Maçônicas), Lions e Rotary Clubes de Criciúma, entidades integrantes do Forcri, bem como a Cruz Vermelha, Associação Empresarial de Içara (ACII), a Unicred Sul Catarinense e a Sicredi Sul SC, também estão unidas nesta iniciativa.
Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações em dinheiro, nas contas bancárias abertas exclusivamente para esse fim. Os dados são: Banco 748 (Sicredi), Agência 2604, conta corrente 67432-0. Favorecido: Associação Empresarial de Criciúma – Acic – CNPJ: 83.663.203/0001-95 ou Banco 136 (Unicred), Agência 1401, conta corrente 107130-0. Favorecido – Associação Empresarial de Criciúma – Acic – CNPJ 83.663.203/0001-95.